Lagoa das sete cidades

A lagoa das sete cidades situa-se na ilha de São Miguel nos Açores. A cidade localiza-se na Ponta Delgada. Pode-se aceder ao local com carro, mota e bicicleta e tem fácil acesso para cadeira de rodas, para crianças e idosos. Podemos praticar actividades como praia e natação, ciclismo e percorrer trilhos, caminhadas, observação de fauna e flora, passeios de barco, pescas e outras.
Esta lagoa, é uma das três grandes lagoas da ilha, situadas nas crateras vulcânicas que formam a ilha, rodeada de abundante vegetação e é o sítio mais marcante de todo o arquipélago.
A lagoa das sete cidades é formada por um pequeno istmo* atravessado por uma ponte. Actualmente é uma paisagem protegida por lei e é o cartão postal mais famoso dos Açores.
A lagoa maior tem cerca de 4,5 km2 de superfície e 30 metros de profundidade, as águas reflectem uma cor azul e é alimentada por 70 cursos de água. A lagoa mais pequena tem 0,8 km2 e 30 metros de profundidade, as águas reflectem uma cor verde e tem 9 cursos de água. Esta diferença de cor deu origem a várias lendas.
Uma delas, reflecte no nome da própria lagoa que é uma lenda Ibérica que fala de sete Bispos que fugiram da península Ibérica durante a invasão Islâmica e fundaram sete cidades algures numa terra no meio do Atlântico. A lenda das cores das duas lagoas reporta-se á existência de um rei que proibiu o namoro da sua filha de olhos verdes com um pastor de olhos azuis que de tanta tristeza pelo seu amor não ser aceite pelo rei encheram as duas lagoas com as suas lágrimas.
Estas lagoas têm um grande valor de património ambiental, científico e paisagístico. Esta zona também tem uma importância para a migração das aves, muitas das quais em perigo de extinção. A lagoa do fogo e a lagoa das sete cidades formam o maior reservatório natural de água doce dos Açores.
A lagoa das sete cidades é uma das candidatas às 7 maravilhas Naturais de Portugal e a cerimónia da declaração oficial decorrerá nas sete cidades da ilha de São Miguel.
*Terra que liga uma península ao continente.
Sem comentários:
Enviar um comentário